terça-feira, 9 de agosto de 2011

Ritos de investidura

A dois tipos de investidura


Rito de investidura n1
Monsenhor: Caros meninos, que desejais?

Meninos: DESEJAMOS SER RECEBIDOS ENTRE OS ACÓLITOSDESTAPARÓQUIA.Monsenhor: Em nome de Deus e em nome da Virgem Maria, recebo vocês carinhosamente entre os Acólitos da Paróquia, mas peço que antes vocês façam o compromisso solene.



Meninos: (com braço direito estendido):PROMETO FAZER TUDO O QUE PUDER PARA BEM SERVIR A NOSSO SENHOR JESUS CRISTO PRESENTE NA SAGRADA LITURGIA E DE MODO ESPECIAL NA CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA. ESPERO SER FIEL, COM O AUXÍLIO DE SUA GRANDE GRAÇA, A ESTE MINISTÉRIO DO ALTAR E A MINHA COMUNIDADE. QUE A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA MÃE DE DEUS E MÃE DA IGREJA ME ABENÇOE! AMÉM.

Benção das Vestes

Monsenhor: O nosso auxílio vem do nome do Senhor.Meninos: Que fez o céu e a terra.Monsenhor: O Senhor esteja convosco.

Meninos: E com o Teu Espírito.

Monsenhor: Oremos: Senhor nosso Deus conservai e fortificai com Vossa Graça o coração dos vossos fiéis a fim de que Vos sirvam com amor e responsabilidade, pureza de corpo e de mente, perseverando sempre fiéis. Por Jesus Cristo Vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém.

OBS: Em seguida, o Monsenhor, benze as vestes conforme, ritual easperge com água benta. Entrega uma por uma dizendo:



Monsenhor: Recebe esta túnica branca símbolo da pureza que deve ornar teu coração e teu corpo.Monsenhor: Façam agora, a Consagração.

Meninos: SENHOR. MEU DEUS, OBRIGADO POR ME TERDES CHAMADO AO MINISTÉRIO DO ALTAR. QUERO ESTAR SEMPRE NA VOSSA DIVINA PRESENÇA COM O MAIS PROFUNDO RESPEITO. QUERO SERVIR A JESUS CRISTO NA PESSOA DO SEU SACERDOTE. QUERO SERVIR A IGREJA, SOBRETUDO, NO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA. QUERO EDIFICAR OS FIÉIS COM A MINHA COMPOSTURA NO ALTAR, COM MINHA CONDUTA DENTRO E FORA DA IGREJA. QUERO DISTINGUIR-ME PELA OBEDIÊNCIA AO REGULAMENTO DOS ACÓLITOS, POR MINHA CARIDADE FRATERNA E PELA PUREZA DO CORPO E DA ALMA. COM FIRME CONFIANÇA INVOCO A VIRGEM GLORIOSA, RAINHA DO CÉU E DA TERRA, À PROTEÇÃO DO NOSSO PATRONO SÃO TARCÍSIO E A INTERCESSÃO DE SÃO JOÃO EVANGELISTA NOSSO PADROEIRO. AMÉM.

* Pode-se modificar caso houver necessidade, para mudar o nome do padroeiro daparóquia por-exemplo.



Rito de investidura n2


Cerimonial. Apresentem-se os meninos que desejam ser investidos na função de coroinhas.

Cerimonial: Neste momento os meninos irão prestar um juramento perante toda a igreja aqui reunida.

Meninos: Eu (diz o nome) prometo diante do nosso pároco (nome do pároco da igreja), diante de todos os nossos irmãos aqui reunidos, servir a Deus com total disponibilidade.Prometo levar este compromisso que tenho assumido, até onde Deus permita que eu o sirva. Prometo também prestar obediência ao nosso Vigário o papa Bento XVI e a todas as autoridades eclesiásticas. Prometo lutar por viver uma vida centrada nos mandamentos de Deus e da Igreja Católica Apostólica Romana e comprometo a ser sinal da luz de Cristo em meio ás pessoas com as quais convivo e conviverei. Assim, termino pedindo á Virgem Maria, aos anjos e todos os Santos, que intercedam a Deus por mim, para que me concedas as virtudes da fé, da esperança e da caridade, a fim de alcançar os benefícios do Reino dos Céus. Que assim seja.

Cerimonial: Neste momento os meninos recebem das mãos do padre a túnica, beijam-na e são vestidas por representantes da pastoral dos coroinhas.

Padre: (Diz o nome do menino) Receba esta túnica como sinal do serviço assumido perante Deus e sua igreja.Menino: Amém. 



Fonte:http://grupodecoroinhaseacolitos.webnode.com.br/news/rito%20de%20consagra%C3%A7%C3%A3o%20dos%20acolitos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário