Acólito (do grego antigo ἀκόλουϑος) é um membro da Igreja Católica instituído para auxiliar o diácono e o sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. É sua função, também, cuidar do altar e,distribuir a sagrada Comunhão.
Além disso, em circunstâncias extraordinárias, pode ser encarregado de expor e repor a Sagrada Eucaristia para a adoração pública dos fiéis, mas não dar a Bênção do Santíssimo. O Cerimonial dos Bispos traz rito próprio para a instituição deste ministério e ressalta que: "pode ser conferido a fiéis leigos, homens, não se considerando reservado unicamente aos candidatos ao sacramento da Ordem" (cf. Carta Apostólica Ministeria Quædam, de 15 de agosto de 1972, do Papa Paulo VI e Cærimoniarum Episcoporum - 1984 - Os Sacramentais: Parte VI, Cap. VI) .
No Brasil, confunde-se acólito com a figura do coroinha, todavia, este não é um ministro instituído, enquanto o acólito o é.
Tem sua origem litúrgica nas antigas Ordens Menores (Subdiácono, Ostiário, Leitor, Exorcista e Acólito). Com o Concílio Vaticano II essas ordens menores foram suprimidas, sendo que duas foram mantidas transformadas em ministérios instituídos, não-ordenados: leitor e acólito.
Origem
Dos termos
A palavra acólito vem do verbo acolitar, que significa acompanhar no caminho. Acólito é aquele que na celebração da liturgia segue (ou precede) outras pessoas, para servir e ajudar. Auxilia primeiramente o padre ou bispo, mas também ao diácono.
Funções
Ceroferários: responsável por segurar as velas nas procissões de entrada e saída das Celebrações .
Cruciferário: levar a cruz nas procissões.
Turiferário: incumbido de manusear o turíbulo durante missas festivas, solenes ou dominicais.
Navicular: responsável para segurar a naveta cujo objeto serve como um recipiente dos incensos à serem postos no turibulo.
Evangeliário: Na ausência de um Diácono , levar o Evangeliário (livro) na procissão de entrada e de saída .
Cerimoniário (Esta função pode ser Realizada pelos acolitos): organizar as procissões sejam elas de entrada de saída, ou ainda procissões externas à Igreja. Também por e depor as insígniasepiscopais(báculo e mitra), bem como o solidéu. Também segurar a casula do sacerdote celebrante nas incensações do altar, das oblatas, da cruz, círio pascal e imagens, caso não haja diáconos na celebração. É também dever do cerimoniário organizar coroinhas e acólitos. Durante a procissão do sanctus em direção ao altar, conduz o turiferário, o naveteiro e os ceroferários. E organiza-os de modo que o turiferário fique em 1º na fila ao lado do naveteiro. Atras a cruz e dos lados os ceroferários.
Vestes
As vestes dos Acólitos são Batina preta com faixa e Sobrepeliz Branco. A batina normalmente tem 33 betões que simboliza a idade de Cristo, e no punho da batina 5 botões que simboliza as 5 chagas de Cristo. A faixa tem normalmente franja na ponta. Se o acolito for um seminarista pode se usar o Cledyma se for um leigo usa apenas as vestes descritas acima.
Oração do Acólito
- Senhor Jesus Cristo,
- sempre vivo e presente conosco,
- tornai-me digno de Vos servir no altar da Eucaristia,
- onde se renova o sacrifício da Cruz
- e Vos ofereceis por todos os homens.
- Vós que quereis ser para cada um
- o amigo e o sustentáculo no caminho da vida,
- concedei-me uma fé humilde e forte,
- alegre e generosa,
- pronta para Vos testemunhar e servir.
- E porque me chamaste ao Vosso serviço,
- permiti que Vos procure e Vos encontre,
- e pelo Sacramento do Vosso Corpo e Sangue,
- Permaneça unido a Vós para sempre. Amém. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%B3lito
Nenhum comentário:
Postar um comentário